
Origem Histórica:
Embora se creia ter havido aqui um povoamento pré-histórico em virtude da existência de vestígios arqueológicos castrejos, a freguesia só aparece referida a partir do século XII. Em 1128, D. Afonso Henriques doou ao Mosteiro de Monte-de-Ramo (provincia de Orense) "in couto nominato Ribeira de Solar in Terra de Vieyra cum sua ecclesia nuncupata Sacto Johane de Cova”. A antiga freguesia era abadia da apresentação da mitra e beneficiou do foral manuelino concedido à antiga vila e concelho (extintos) de Ribeira de Soaz, em 16-07-1515. O padroeiro é S.João Baptista.
Barragem de Caniçada: Descendo a EN-103 (Braga-Chaves), encontramos a Albufeira de Caniçada construída em 1955. Estendendo-se por 15 km ao longo do rio Cávado e abrangendo ainda os rios Gerês e Caldo, a barragem da Caniçada, que deu origem à albufeira com o mesmo nome, tem como finalidade principal a produção de energia eléctrica. Aqui, a riqueza paisagística do encontro entre a água e a montanha, o verde e o azul, a luz e a sombra constituem os ingredientes necessários para um merecido descanso em atmosfera paradisíaca. Aqui, os visitantes podem ainda desfrutar de uma paisagem excepcional e descobrir um mundo mágico repleto de lendas e memórias durante uma viagem a bordo de o barco turístico “O Brancelhe”.
Outeiro de Crasto situa-se na margem esquerda do Rio Cávado, e a cerca de 330m de altitude. Apresenta uma topografia característica dos povoados fortificados. Aqui pode-se desfrutar de excelentes vistas panorâmicas sobre a Barragem de Caniçada, tendo como curiosidade um palanque de música montado num frondoso carvalho.